A escolha de um projeto de vida

Saber do que gosta de fazer, o que quer para o futuro, onde quer chegar e quando exatamente.

Estas são questões básicas para quem quer ter nas mãos as rédeas da própria vida.

Parece simples e se já sabemos a receita do bolo, fica ainda mais fácil. Mas não é bem assim, se fosse fácil, porque tantas pessoas estão infelizes com suas escolhas, não conseguem realizar seus sonhos e pior muitas vezes não sabem nem sonhar e outras estão desistindo de sonhar e de idealizar algo para sua vida!!

Não se trata apenas de mudar hábitos ou de pensar positivo, mentalizar frases de sucesso, tente apenas com isso e verá que pouco ou quase nada mudará em sua vida.

Objetivos pedem ações e essas pedem estratégias.

Metas alcançável, são as pequeninas ações diárias que nos levam aonde queremos chegar.

Faça mais de um plano de como vai conseguir cumprir o que prometeu. Algumas pessoas conseguem colocar em prática o plano B ou até mesmo o C ou D, etc.

E a Criatividade é uma habilidade que ajuda, quanto mais exercitamos, mais disponível ela se torna. Use-a para imaginar várias maneiras de atingir seu objetivo.

Ação criativa é uma das regras que faz dos persistentes, vencedores. Pesquisas dizem que as pessoas que mais realizam, direcionam o foco da atenção para o futuro.

Se existe problema, existe solução. Tendem a se lembrar de mais momentos memoráveis do passado. Enquanto as pessoas que não se sentem satisfeitas com suas conquistas geralmente fazem o contrário: lembram constantemente de situações que não deram certo. Tendem a se vitimar ou se culpar.

O ser humano é complexo e cada pessoa é única.

É preciso colocar no papel e realizar.

Algumas pessoas conseguem isso porque desde pequenos foram ensinados, a conduzirem a vida dessa forma e possuem uma estabilidade e maturidade emocional pra isso.

Mas pensando na maioria das pessoas que precisam começar a trabalhar cedo, pagar suas contas e ainda ter o mínimo dos recursos básicos para construir uma família, é quase impossível pensar em planejar e ainda fazer planos para o futuro, o que acontece é que acabamos deixando nossa felicidade para segundo plano e quando se percebe o tempo foi ávido.

Por isso, minha sugestão é, procure um profissional especialista, seja um coach ou psicólogo, hoje em dia, muito mais acessível é começar o quanto antes a elaborar seu projeto para os próximos meses, anos e quem sabe para sua vida inteira!!

Se gostou desse artigo, curta, comente, mande suas dúvidas!

Abraços e até o próximo post, Lucila Faria.

Comments are closed.