Como começar a escolher qual carreira seguir?

Um novo ano está próximo! Você já pode começar a pensar em qual carreira deseja seguir e qual curso irá prestar em 2019, de forma planejada e segura.


Antes de mais nada, entenda que não existem escolhas para toda a vida. Por isso, não existe algo “certo” ou “errado”. Em vez disso, considere tomar decisões maduras, planejadas, baseadas no seu autoconhecimento e alinhadas com seus sonhos.

• Autoconhecimento
Você precisa se conhecer, saber no que é bom, conhecer os próprios talentos, o que gosta de fazer e o que não gosta. Todas os detalhes da sua personalidade irão nortear esta escolha.

• Coaching Vocacional
O Coaching Vocacional pode auxiliá-lo a descobrir seus interesses, talentos, áreas mais indicadas e possíveis carreiras. Este processo consiste em fazer um estudo pessoal do indivíduo, colocando-o em contato com seus próprios gostos, aptidões e talentos. Existe uma variedade muito grande de testes vocacionais no mercado, mas é aconselhável que você procure uma empresa confiável, com profissionais qualificados, como a Coaching Education.

• Pesquisa
Pesquise muito sobre cada profissão que um dia te interessou ou que foi resultado do seu teste vocacional. Visite sites de universidades e tente conversar com profissionais das áreas de sua preferência. Procure por grupos e fóruns de discussão relacionados às carreiras pretendidas e visite empresa para ver na prática como funciona.

É importante também saber o momento do mercado, as profissões do futuro e aquelas que estão ficando obsoletas.

• Trace um plano

Seja realista. Saiba que qualquer curso que você decidir fazer vai exigir investimento financeiro e dedicação.
Por isso, analise sua situação financeira, sua mobilidade, suas aptidões, seus gostos pessoais e o retorno que a carreira vai te dar. Trace um plano para sua vida e analise se daqui a 10 anos você conseguirá chegar aonde você sonha.

Fontes:
https://www.mundovestibular.com.br/articles/155/1/Como-Escolher-sua-Profissao/Paacutegina1.html
https://www.infoescola.com/educacao/10-dicas-para-escolher-a-carreira/

Comments are closed.