Como planejar e direcionar sua carreira?

Você, jovem, tem se perguntado como faz para diferenciar quem você é, da sua carreira?
Para a maioria das pessoas, o momento de decisão e direcionamento da profissão é complexo e as oportunidades acabam acontecendo sem muita reflexão resultando, por muitas vezes, em frustação profissional , que gera a vontade de mudar de área ou mesmo não atuar em sua área de formação.
Segundo o levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o número de brasileiros que concluíram o ensino superior e estão trabalhando fora de sua área de atuação aumentou neste ano de 2018. Entre os jovens, esse grupo teve acréscimo de seis pontos porcentuais e já representa 44,2% do total de formados.
A boa notícia é que seguindo algumas dicas este processo de direcionamento e performance pode se tornar mais leve.
  1. Comece resgatando sua história pessoal: fatos marcantes que você considera terem repercutido na sua forma de ser, momentos e forma como se portou diante de escolhas importantes, interesses escolares e como eles se desenvolveram, temas pelos quais se interessava e interessa.
  2. Considere também sua personalidade: como costuma reagir a diferentes situações, como estabelece e o que valoriza nas amizades e relações pessoais, elementos com os quais se preocupa e habilidades desenvolvidas até o momento.
  3. Foque no seu autoconhecimento: é interessante você pensar na sua história. Pense em como você construiu seu modo de ser até E onde deseja chegar.
  4. Converse sobre você (valores, estilos, características) com familiares, amigos e outras pessoas que você considere importantes para contribuir neste momento da sua vida.
  5. Invista em trabalhos de orientação, como o Professional Coaching da Coaching Education, que facilita e agiliza esse processo, tornando-o mais certeiro, ampliando habilidades, melhorando o desempenho e elevando os resultados.
Fontes:
https://bit.ly/2rRi6st
https://bit.ly/2yZWIrl
https://abr.ai/2Bx7TG2

Comments are closed.