ESCOLHA PROFISSIONAL!

Adolescência é um período de muitos questionamentos, incertezas, dúvidas, descobertas e mudanças. E mais, é o momento de começar a pensar que será necessário fazer escolhas. A primeira grande decisão da vida é a escolha profissional. Querem ser assertivos, ter orgulho da profissão, ser bem-sucedidos e felizes. Para isso, há uma cobrança excessiva e indecisões fervilhando na cabeça dos adolescentes e pais com as escolhas, e mais, medo da frustração.

Muitos opinam pelo cursinho que tem como objetivo preparar o adolescentes para as provas do vestibular, ensinar métodos de estudos e dar reforços aos aprendizados.

Neste momento os pais têm papel fundamental de parceiros, como também de grande influência na escolha profissional.
E como tornar esta influência positiva? 

Dividindo com os filhos sobre o seu trabalho e dia a dia profissional, colaborando com informações e mercado de profissões, auxiliando-o a expandir seus conhecimentos e trabalhando juntos para que esta escolha seja a mais assertiva, mas nunca definitiva.

Para os jovens clareza de informações, autoconhecimento, conhecer seus talentos, habilidades especiais, o ajudará a ter segurança nas escolhas e saber que ele é único, o diferenciam dos demais, e é valioso para si e para os outros (autoconfiança, autoestima, segurança). 

Neste momento algumas questões são importantes responder: Analise o que você faz bem? Em que você é bom? O que você faz com facilidade que o diferencia dos demais?

Você sentirá prazer fazendo e realizando aquilo que tem talento, habilidade, faz bem feito e tem chances de ser mais bem-sucedido.
O que muitos jovens encontram é dificuldades em definir seus talentos e habilidades e tem o mercado em constante evolução, em que os empregos tradicionais podem sofrer mudanças drásticas em alguns anos, e não contribui para tal, uma vez que, a diversidade de novas profissões e exigências são apresentadas deixando cada dia mais os jovens permeados de indecisão.

Qual o melhor caminho diante deste desafio, A ESCOLHA PROFISSIONAL.

A busca por profissionais especializados pode ser uma boa dica e o ajudará para que você possa desenvolver o tão sonhado PROJETO DE VIDA para um futuro profissional que está apenas começando, e será brilhante, se permitir fazer de sua escolha o melhor caminho a percorrer. Porque você é único e ninguém é capaz de fazer como você aquilo que você se propôs a fazer. Faça a diferença!


Se esse artigo despertou curiosidade, insights, deixe-nos um comentário. Sua opinião é muito importante para nós!

Abraços e até a próxima.

Sandra Teixeira.

contato@coachingeducationsp.com.br

Comments are closed.