Por que nosso cérebro precisa de férias?

A correria do cotidiano, o estudo, atividades extracurriculares… O cérebro é submetido diariamente a múltiplas tarefas que requerem muitos esforços. Por esta razão, é importante parar para recarregar as energias.
Você sabe por quê?
A notícia é boa: a ciência explica e alivia quem sente culpa ao descansar…
“Pensar cansa”, diz a neurocientista Suzana Herculano Houzel. “O aspecto curioso do cansaço do cérebro é que ele é específico para aquelas partes que estavam trabalhando intensamente de fato. Então, se você passa muito tempo fazendo contas de cabeça, você esgota a sua capacidade de lidar com números, mas você é totalmente capaz de sair dali e ir tocar um instrumento, ou ir ler um livro, ou fazer alguma atividade que exija a atuação de outros sistemas do seu cérebro”, declara.

Por isso, tirar férias e descansar os neurônios é tão importante. Os neurocientistas descobriram que a atividade cerebral se reorganiza completamente durante este período. Diversas pesquisas científicas revelaram que as áreas ativadas no cérebro quando estamos descansando são diferentes das áreas ativadas quando estamos estudando.

Estas pesquisas mostram que nosso cérebro tem duas redes principais de neurônios: uma positiva, também chamada de “rede de controle executivo” – que é ativada quando realizamos e focamos em uma tarefa – e outra chamada “rede de processamento padrão” ou “rede de tarefas negativas”, que é ativada quando deixamos a nossa mente descansar em um fim de semana ou durante as férias ou quando estamos sonhando enquanto dormimos.
Ambas são importantes para nossa vida e nos levaram a grandes descobertas. A rede de tarefas negativas é a que nos permite fazer conexões entre ideias soltas e é responsável pelos nossos momentos de genialidade. Graças a ela resolvemos os nossos problemas mais complicados com boas ideias porque estamos mais descansados e menos estressados. Fonte: Metodo Supera

Podemos considerar o tempo das férias fundamental e de extrema importância para o descanso físico e psicológico, além de uma ocasião ideal para reorganizar os pensamentos.
Concluir uma etapa com um merecido descanso para retomar a etapa seguinte com mais energia, é essencial!

Aproveite o descanso, abraços e até o próximo post.
Kelly Albrecht.

Comments are closed.